Campanha busca conscientizar sobre quatro doenças: Leucemia, Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer.
Em fevereiro, mês em que o colorido se espalha sobre o Carnaval, também ganha destaque duas cores: laranja e roxo, as quais simbolizam uma campanha que conscientiza as pessoas sobre quatro doenças, a Leucemia, Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus.
As quatro doenças podem ser diagnosticadas precocemente, algumas delas não tem cura, porém os seus portadores podem ter um tratamento que promoverá melhor qualidade de vida, convivendo com o mínimo de conforto; a Fibromialgia, Leucemia, Alzheimer e Lúpus não são contagiosas, e as pessoas precisam saber que existe uma rede de apoio que promove informações para que as pessoas busquem os possíveis caminhos de acesso para os tratamentos disponíveis.
O mês bicolor, possui especificação para cada cor, veja:
Fevereiro Roxo
• Lúpus – Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar as células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas e seus sintomas são: Confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga.
• Alzheimer – Doença degenerativa que destrói as células cerebrais e seus sintomas são: Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia-a-dia,
• Fibromialgia – Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo e seus principais sintomas são: Dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória.
A iniciativa da campanha que une a Fibromialgia, o Lúpus e o mal de Alzheimer (doenças distintas mas sem cura) tem como lema: “Se não houver cura, que, no mínimo, haja conforto.”
Fevereiro Laranja
• Leucemia – Um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções, seus sintomas são: Dores nas articulações e nos ossos, febre persistente sem razão, infecções frequentes, sangramento nasal e na gengiva, perda de peso involuntário, surgimento repentino de hematomas pelo corpo e tontura frequente.
A iniciativa tem como princípio a prevenção da Leucemia, um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e o corpo não consegue combater infecções; a doença costuma aparecer de forma inesperada e agressiva, mas, as chances de recuperação é de até 90%, caso o diagnóstico seja no estágio inicial e é necessário ficar sempre alerta aos seus sintomas e procurar um médico especialista.
Sabemos que o possível diagnóstico de uma grave doença, até incurável, pode ser psicologicamente doloroso e assustador, mas o quanto antes buscar o auxílio médico, realizar os exames de rotina, melhor será a sua qualidade de vida e mais alta a expectativa de cura. Busque apoio e ajuda, esteja sempre alerta aos sinais emitidos pelo seu corpo, nunca ignore os ignore e dê maior importância a sua saúde.
Por Mayana Xavier